Conheça as palestrantes

Alzira Maria Baptista Lewgoy: Possui Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), Especialização em Serviço Social Psiquiátrico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), Especialização em Ensino e Pesquisa Sociologia do Conhecimento pela Universidade de Caxias do Sul (1998), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFRGS e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Exercício Profissional em Serviço Social - GEFESS/CNPq/UFRGS. 

Jane Cruz Prates: Graduada em Serviço Social pela PUCRS (1982), Mestre em Serviço Social pela PUCRS (1995), Doutora em Serviço Social pela PUCRS (2003). Pós-doutoranda em Serviço Social da PUCSP, Professora da PUCRS desde 1995, atua como docente no Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da PUCRS, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS - PPGSS (CAPES nota 6) e editora da Revista Textos & Contextos (Porto Alegre), vinculada ao PPGSS, desde 2010, pesquisadora vinculada aos Núcleos de Pesquisa NEPES e NEDEPS do PPGSS/PUCRS, líder do Grupo de Estudos sobre Teoria Marxiana , Ensino e Politicas Públicas - GETEMP (desde 2008), pesquisadora da Rede Latinoamericana - Laboratório Internacional de Estudos Sociais da Federação Internacional de Universidades Católicas - FIUC e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPq, Coordenadora do Programa PROEX (CAPES) do PPGSS/PUCRS e das comissões PROEX e PDSE do PPGSS/PUCRS, membro do conselho gestor, do NDE da Unidade e da comissão científica da FSS/PUCRS. Representante da ABEPPS na Regional Sul do GT de Internacionalização. Trabalha principalmente os temas: Teoria e método marxiano e enfoque misto na pesquisa social, Ensino, formação e trabalho do assistente social, teoria e metodologia de pesquisa, avaliação de politicas sociais, proteção social na América Latina, PNAS, SUAS e populações em situação de Rua. Tem experiência na gestão pública, com destaque para o exercício de funções gerenciais no setor público, tais como: Planejamento e Direção Técnica na área da Assistência Social (FASC) e Coordenação de Projetos na Secretaria de Relações Internacionais e Captação de Recursos - SECAR, da Prefeitura de Porto Alegre/RS, Coordenação de Planejamento, Direção Geral e Secretária Substituta , na Secretaria de Obras e Saneamento Ambiental do Governo do RS , durante o Governo Olívio Dutra, além da experiência profissional como assistente social em diversos espaços ocupacionais, por mais de 15 anos e na área do ensino superior pelo mesmo período.

Ana Maria Baima Cartaxo (UFSC): Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (1969), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Pofessora Adjunta -II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Previdência Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política previdenciária, serviço social, prática profissional, seguridade social e política previdenciária/serviço social.

Rosana Mirales (UNIOESTE): Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1987), com mestrado em Ciências Sociais (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É professora titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná há 14 anos, atualmente com atividades na graduação e pós-graduação em Serviço Social. Desenvolve atividades relacionadas aos fundamentos do Serviço Social, das Políticas Sociais e dos Direitos Humanos. Atualmente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNIOESTE - Campus de Toledo e membro representante da pós-graduação na Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) - Região Sul I, que compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Jolinda de Moraes Alves (UEL): Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado em Serviço Social e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É docente de graduação e pós graduação (mestrado e Doutorado) em Serviço Social e Política Social da UEL - Universidade Estadual de Londrina - PR. Foi Diretora Pedagógica e Coordenadora de Projetos Sociais do INBRAPE - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos. Foi Diretora de Bem Estar da UEL- PR. Tem experiência em consultoria e pesquisa nas áreas de Políticas Sociais e Serviço Social, com ênfase em: Serviço Social, Gestão da Política de Assistência Social, Habitação de Interesse Social, Assistência Estudantil no Ensino Superior, Trabalho Social com Famílias, infância e adolescência, Controle Social, Conselhos de políticas públicas, Rede de Serviços sócioassistenciais, Voluntariado. Foi Presidente do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social de Londrina - PR gestão 2010/2011, encerrada em Agosto de 2011. Atualmente Coordenadora do CapacitaSUAS/UEL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Políticas Sociais da UEL. Coordenadora do Projeto A Logica Territorial na Gestão das Políticas Sociais - Ação Transversal casadinho PROCAD entre a UEL e a PUC-SP. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL/PR.

Juca Gil (UFRGS): Pedagogo (1996), Mestre (2000) e Doutor (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tendo realizado estágio de Doutorado Sanduíche junto à Université Lille III, na França (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colunista da Revista Nova Escola Gestão Escolar. Pesquisa sobre políticas educacionais participando, no momento, de uma investigação nacional sobre remuneração docente financiada pela CAPES, com apoio do CNPq e da FAPERGS. É editor de FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação. Seu mais recente trabalho é um vídeo sobre Ações Afirmativas (http://www.youtube.com/watch?v=fzAiKWZltR0 ).

Tânia Regina Krüger (UFSC): Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com os temas de fundamentos e exercício profissional do Serviço Social. Tem experiência na área de Políticas Sociais, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: SUS, política de saúde, controle social, participação, planejamento e gestão de políticas sociais.

Rodrigo José Teixeira (UFF): Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2004) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, política social, história oral, linguagem profissional e experiência.


Melissa Ferreira Pontes (UEL): Possui graduação em Serviço Social - Faculdades Integradas Espírita (1998), graduação em Complementação Pedagógica Em História - Faculdades Integradas Espírita (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Discente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social, Doutorado na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora colaboradora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (PR).

Representantes da Comissão de Formação do CRESS/RS, da Câmara Temática de Formação do CRESS-PR; e da Comissão de Formação e Articulação do CRESS - SC (respectivamente: 10a, 11a e 12a região).

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